Vianna Seguros Viva Tranquilo

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Campeã olímpica Rafaela Silva planeja nova Olimpíada e projeto social no judô

VIANNA SEGUROS





A trajetória da judoca Rafaela Silva é um exemplo potente de como a blindagem emocional e o acompanhamento especializado podem ser determinantes para superar não apenas os desafios da carreira, mas também os traumas da vida pessoal, além de permitir olhar para o futuro e pensar em novos projetos.

Campeã olímpica e símbolo de superação, Rafaela compartilhou no videocast Zona Segura, da MAG Seguros, episódios marcantes de sua jornada — desde o racismo sofrido após a queda nas Olimpíadas de Londres até o mergulho profundo em uma depressão que quase a fez desistir de tudo.

Ela conta ainda como desenvolveu uma nova consciência sobre planejamento financeiro, algo que também se conecta à saúde emocional. Após viver um período de bonança, Rafaela viu-se financeiramente despreparada durante uma suspensão de dois anos que a impediu de competir.

Continua depois da publicidade

Leia também: Poupança previdenciária da sociedade soma R$ 1,7 trilhão em 2025

“Eu fiquei bastante chateada com a situação. Eu não queria mais saber de judô”, contou. Ela relembrou que, na época, não poderia desistir do esporte porque não tinha outros meios de sustento.

“Foi aquilo que me acordou pra vida e foi onde eu comecei a cuidar do meu dinheiro, a cuidar melhor da minha família.”

Foi mais um aprendizado sobre a importância de ter apoio e planejamento, não apenas técnico ou emocional, mas também estrutural.

Continua depois da publicidade

Projeto de vida

Neste novo momento, a campeã olímpica revela que mira uma nova participação na próxima Olímpiada e que quer ajudar a desenvolver o esporte em outras frentes.

“Vou em busca da minha classificação para mais uma Olimpíada, em Los Angeles 2028. Após a carreira como atleta, pretendo entrar na comissão técnica e ajudar o judô, o esporte brasileiro. ”

A atleta, que começou a carreira vitoriosa em um projeto social, na Cidade de Deus, relembrou como o esporte foi importante na sua vida. “Hoje eu tenho cinco passaportes, viajo o tempo inteiro. As pessoas perguntam: ‘Se não fosse o judô, onde a Rafaela estaria?’. Eu não sei, porque a maioria dos jovens ali até chegaram a treinar um tempo, mas não seguiram. Provavelmente, eu não seria essa atleta, esse ser humano que eu sou hoje, se não fosse o esporte.”

Leia também: Viagem para EUA e Argentina exige mais planejamento e seguro obrigatório

Continua depois da publicidade

Hoje, com 33 anos, Rafaela quer devolver à sociedade aquilo que o esporte lhe proporcionou. “Desejo abrir um projeto social junto com a minha irmã e passar para as próximas gerações o que o judô proporcionou pra gente”, acrescentou.

Seu projeto de criar uma iniciativa social é um desdobramento natural de quem compreendeu que não se vence apenas com talento e esforço — mas com estrutura emocional e suporte ao longo do caminho.

Campeã olímpica fala sobre superação, saúde mental e conscientização financeira em episódio do videocast Zona Segura, da MAG Seguros (Foto: Reprodução/YouTube MAG)

Ponto de virada

A judoca revelou que, após a desclassificação em Londres 2012, caiu em um estado de sofrimento emocional extremo. “Eu fiquei em depressão, pensei em tirar minha vida. Foi um processo muito difícil”, relatou. Foi nesse período que ela começou a perceber a importância de olhar para a saúde mental com seriedade — um passo que exigiu coragem e, sobretudo, suporte especializado.

Continua depois da publicidade

O turning point veio com a ajuda de uma coach, Nell Salgado, que foi peça-chave para Rafaela reorganizar sua mente e se preparar para voltar ao tatame. Ao provocá-la com a imagem de assistir à próxima Olimpíada do sofá, Nell ajudou a reacender a chama da atleta, que voltou determinada a competir. Quatro anos depois, no Rio de Janeiro, Rafaela se consagrou como a primeira mulher brasileira campeã olímpica no judô.

Leia mais: Não há produtividade sustentável no trabalho sem saúde mental, dizem especialistas

Protegendo a mente

Mas esse retorno só foi possível porque houve um processo de blindagem emocional. Rafaela aprendeu a proteger sua mente do bombardeio externo — seja das redes sociais, seja das cobranças desumanas por resultados. “Hoje, deixo o celular de lado antes de competir. Se perco, levo alguns dias para me reconectar. É o tempo que a minha mente precisa”, explicou.

Esse cuidado com o emocional é ainda mais crucial em ambientes de alta pressão como o esporte profissional. Rafaela viu colegas invictos ruírem por não estarem preparados psicologicamente para lidar com o momento decisivo. Foi isso que a motivou a iniciar uma graduação em Psicologia — trancada por ora, mas ainda uma área de interesse.

Blindar-se emocionalmente não significa endurecer ou ignorar os sentimentos, mas sim desenvolver mecanismos saudáveis para enfrentá-los, com apoio técnico, terapêutico e humano. A trajetória de Rafaela mostra que contar com uma rede de apoio — seja familiar, técnica ou profissional — é um diferencial para atravessar as fases mais críticas com mais clareza e estrutura.



Infomoney

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcio Vianna

Com uma sólida formação em Administração de Empresas e MBA pela IBMEC-RJ, Márcio Vianna é um corretor de seguros com vasta experiência no mercado financeiro. Ao longo de mais de 15 anos de carreira, ele trabalhou em cargos executivos, prestando serviços a  Caixa Econômica Federal, adquirindo um profundo conhecimento sobre o setor financeiro e de seguros.

Com Susep Plena, Márcio oferece um atendimento altamente qualificado, proporcionando aos seus clientes soluções personalizadas para proteger o que é mais importante. Seu compromisso com a excelência, aliado à expertise adquirida em uma carreira de sucesso, faz dele uma referência no mercado de seguros.

Se você busca segurança e confiança para proteger sua vida, patrimônio ou empresa, Márcio Vianna é a escolha ideal para orientá-lo na melhor escolha de seguros, com ética, transparência e dedicação.

 
 
 

Siga no Instagram

Junte-se a nós!

Assine nossa Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

A Vianna Seguros é uma empresa especializada em oferecer soluções completas de seguros para pessoas físicas e jurídicas. 

Com uma ampla gama de produtos, como seguros de vida, automóvel, residência e empresariais, nossa missão é proporcionar proteção e tranquilidade aos nossos clientes.

 Contamos com uma equipe qualificada, atendimento personalizado e tecnologia de ponta para garantir uma experiência simples, transparente e segura. Na Vianna Seguros, sua segurança é nossa prioridade.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons