VIANNA SEGUROS
A transformação digital no setor de seguros passa, cada vez mais, pela evolução dos meios de pagamento. Atenta a esse movimento, a Adyen tem se destacado como uma aliada estratégica de grandes seguradoras na missão de melhorar a experiência do cliente, garantir segurança nas transações e impulsionar a geração de receita. A parceria com a HDI Seguros é um exemplo concreto de como a tecnologia de pagamentos pode fazer a diferença.
Com a implantação do RevenueAccelerate, solução da Adyen que utiliza machine learning para otimizar as transações, a HDI Seguros recuperou aproximadamente R$ 2,4 milhões ao ano em receitas que poderiam ter sido perdidas em decorrência de falhas de autorização. A tecnologia aplica testes e ajustes automáticos em tempo real, com base nas preferências dos bancos emissores, para aumentar as taxas de sucesso dos pagamentos.
Segundo Maria Isabel Noronha, vice-presidente de atendimento ao cliente da Adyen América Latina, os resultados da parceria são um reflexo do potencial da tecnologia. “Nessa bem-sucedida parceria com a HDI, temos a materialização de todo o potencial que a tecnologia de pagamentos é capaz de entregar para as empresas, em termos de incremento de receita, inovação de experiência do cliente e inteligência de dados. As empresas que querem continuar prosperando precisam repensar o papel dos pagamentos em suas estratégias”, pontua ela.
Entre os recursos implementados, destaca-se a tokenização de bandeira, que substitui os dados sensíveis por tokens seguros, aumentando tanto a segurança quanto a taxa de aprovação das transações, que passou de 88% para 91%. A plataforma também oferece atualização automática dos dados de cartão, mensageria inteligente, que organiza as informações conforme preferências dos bancos, e retentativas automáticas, que sozinhas geraram um acréscimo médio de 0,20% na receita.
Para a HDI Seguros, a robustez do sistema da Adyen foi fundamental. “No ramo de seguros, a atividade de cobrança é muito sensível à experiência e à jornada do cliente. O processo sólido provido pela Adyen é de suma importância”, afirma Renato Tavares Pinheiro, diretor financeiro da seguradora.
A parceria entre as empresas também se destacou pela inovação nos canais de pagamento. A HDI foi uma das primeiras seguradoras a utilizar o envio de links para captura segura de dados dos segurados — um diferencial que chamou a atenção do mercado. “Esse projeto foi um imenso sucesso, permitindo que a HDI se tornasse referência entre os corretores e concorrentes nos quesitos agilidade, segurança de dados e satisfação dos segurados”, complementa Renato.
Além da eficiência operacional, a Adyen também fornece inteligência de dados que apoia a seguradora na tomada de decisões estratégicas, indo além da simples automação. “A Adyen pode contribuir, e muito, com inovações que otimizem a jornada do cliente, não só no processo inicial de contratação como também durante a jornada, para aumentar a conversão e a transparência das informações”, finaliza o executivo da HDI.
A parceria reforça o posicionamento da Adyen como protagonista na transformação digital do setor financeiro, mostrando que os pagamentos podem — e devem — ser uma alavanca de crescimento, fidelização e inovação.