VIANNA SEGUROS
No dia 12 de agosto, em celebração ao Dia Internacional da Juventude, o Instituto CNP Brasil promove uma experiência imersiva na exposição “Andy Warhol: Pop Art!”, em cartaz na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). A exposição, a maior do artista já realizada fora dos Estados Unidos, foi trazida a São Paulo com patrocínio da CNP Seguros Holding Brasil, Caixa Seguridade e Youse.
A ação, que une cultura, educação e ação social, prevê uma visita guiada com cerca de 80 adolescentes do Instituto Vereda – associação que atua com promoção de conhecimento para jovens. Após a visita, os jovens participam de um bate-papo com educadores culturais da mostra e representantes do Instituto CNP Brasil, abordando temas como Pop Art como expressão periférica, juventude e empregabilidade, saúde mental e empreendedorismo criativo.
“Acreditamos que arte e cultura são ferramentas importantes para estimular a juventude, promovendo inclusão e contribuindo para a saúde mental dos jovens”, afirma Cristhiane Fabris, diretora do Instituto CNP Brasil, organização que, desde 2017, atua com foco em educação, saúde mental, empregabilidade e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade.
Essa visita se soma a uma iniciativa mais ampla, que viabilizou o acesso gratuito à exposição para mais de 5 mil jovens e professores da rede pública. Além das visitas monitoradas, a parceria prevê a formação gratuita de 500 educadores e a distribuição de materiais pedagógicos adequados a cada faixa etária.
A mostra também conta com recursos de acessibilidade física e comunicacional, incluindo infraestrutura para mobilidade reduzida, audiodescrição para pessoas com baixa visão e legendagem dos conteúdos para visitantes com deficiência auditiva.
Acesso a universitários
Estudantes da USP Leste também participarão da vivência. Ao todo, 100 ingressos foram doados para alunos de cursos como Arte, Literatura, Cultura e graduações técnicas em Moda, Têxtil e Biotecnologia. A visita proporcionará o encontro de diferentes realidades juvenis e estimulará o diálogo entre jovens de diversas regiões da cidade de São Paulo.