VIANNA SEGUROS
Dados registrados pela Maxpar Assistências, empresa do Grupo Autoglass, apontam que o acionamento de seguros de veículos para reparos de lataria e pintura teve um aumento de 1.300% entre 2020 e 2024. Entre os reparos mais registrados estão arranhões em estacionamentos e pequenos amassados. Entretanto, esses incidentes acabam se tornando dores de cabeça por exigirem o pagamento da franquia.
Dessa forma, a companhia oferece uma solução inteligente e econômica: a Assistência de Lataria e Pintura da Maxpar. Com investimento entre R$160 e R$200, o motorista tem acesso a um pacote completo de serviços para danos leves e profundos que atingem a lataria e peças plásticas externas. São utilizadas técnicas avançadas de funilaria, martelinho e pintura.
Roberto Bernabé, administrador de empresas em Vitória (ES), relata sua experiência com a assistência contratada da Maxpar. Após um episódio de colisão durante uma viagem, ele teve o farol e as presilhas do carro quebradas. O custo do reparo, que seria de R$8,5 mil, saiu por apenas R$160: “Falei com o corretor, que me disse que tinha direito a pequenos reparos. Aquilo foi um alívio. Agora, já estou pronto para uma nova viagem”, comemora.
Quatro benefícios fundamentais compõem o pacote para restaurar danos na lataria:
– Reparo de arranhões, com polimento e tinta especial patenteada, para arranhões superficiais que atingiram apenas o verniz ou a tinta — sem necessidade de repintura;
– Pintura para cobrir riscos mais profundos que atingiram a lataria;
– Martelinho de ouro para amassados que não danificam a pintura original;
– Funilaria, que reúne pintura e martelinho para restaurar completamente as peças amassadas.
Para a empresa, é fundamental que o cliente conheça bem o pacote de assistências oferecido com a apólice de seguros: “Quando o segurado escolhe um seguro auto, o que ele realmente está buscando é tranquilidade. E é exatamente isso que a assistência de Lataria e Pintura da Maxpar oferece no dia a dia: cuidado com os pequenos imprevistos, como arranhões, amassados ou danos que fazem parte da rotina de quem dirige”, afirma.
Raio-X do mercado
De acordo com Leonardo Foltran, o aumento das franquias no mercado acaba gerando um obstáculo para que os motoristas acionem a seguradora para pequenos danos, gerando muita frustração e a sensação de que não é um investimento com retorno. “Ao oferecer essa cobertura, conseguimos agregar valor real à apólice, proporcionando mais tranquilidade ao segurado e incentivando o uso consciente do seguro”, explicou ele.
Para o mercado, as assistências para lataria e pintura têm se destacado como um dos principais atrativos na hora de fechar uma apólice. Segundo o CEO da Jaraguá Corretora de Seguros, Djaildo Almeida, esse tipo de cobertura vai além do aspecto estético — ela gera valor real para o cliente. “No dia a dia como corretor, percebo que essa cobertura agrega tranquilidade ao segurado e fortalece a relação de confiança com a corretora e a seguradora. Além disso, contribui para a valorização do veículo, incentivando a manutenção preventiva e elevando o padrão de qualidade no mercado automotivo como um todo”, afirma Almeida.